domingo, 1 de junho de 2008

I Oficina de Formação de Coletivos Educadores e Salas Verdes em Penedo

A Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, por meio do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, convida os Coletivos Educadores, as Salas Verdes, as Redes de Educação Ambiental e as Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAS) a participarem da I Oficina de Formação de Coletivos educadores da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que acontece de 17 a 20 de junho de 2008, das 8h às 18h, na Fundação Raimundo Marinho, em Penedo/AL.

A Oficina tem por objetivo promover a formação no campo teórico-conceitual e metodológico, no âmbito das estratégias de atuação e no contexto das políticas públicas, dos Coletivos Educadores e Salas Verdes no Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PR-SF).

A atividade é destinada, prioritariamente, aos representantes dos 16 Coletivos Educadores constituídos nos pólos do PR-SF, que estão envolvidos com a proposta de formação de educadores e educadoras ambientais, bem como às Salas Verdes localizadas na Bacia. A participação está limitada a 53 representantes, sendo 38 dos Coletivos Educadores e 15 de Salas Verdes das quatro regiões fisiográficas (Alto, Médio, Sub-Médio e Baixo São Francisco).

Assim, serão contemplados representantes das Salas Verdes de todos os estados (Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas) que compõem a Bacia do São Francisco, à exceção de Goiás e do Distrito Federal, onde ainda não foram implementados PR-SF. Antes de participar, foi sugerido aos representantes de Coletivo Educador e Sala Verde que considerassem:


  • Estar em dia com os instrumentos de acompanhamento das Salas Verdes, como relatórios, intercâmbios e diagnóstico;

  • Não ter NENHUMA pendência com o DEA/MMA, relacionada à viagens técnicas anteriores, tais como: relatórios, boletos das passagens;

  • Indicar a possibilidade de articulação com o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, envolvimento com o processo de revitalização e com os Coletivos Educadores, mesmo que ainda sejam ações incipientes

  • Disponibilidade para atuar, por meio de ações integradas e transversais, com as demais SVs e Coletivos Educadores existentes na Bacia do Rio São Francisco, nas atividades relacionadas aos planos de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); aos projetos implantados (as) ou em fase de implantação com apoio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU/MMA) nas regiões da bacia do rio São Francisco, tais como: os Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (CR-ad); Programa de Zoneamento Ecológico e Econômico, plano de resíduos sólidos, dentre muitos outros;

  • Socialização da Oficina de Penedo para as demais Salas Verdes, preferencialmente com a participação dos Coletivos;

  • As Salas Verdes que também forem representantes de Coletivos Educadores estão representadas por estes coletivos;

Os participantes terão hospedagem com café da manhã e farão as refeições num restaurante local. Vale destacar que o PR-SF não assumirá qualquer gasto dos participantes com ligações telefônicas seja de fixo ou celular, bem como recebimento de ligação a cobrar. Consumo dos itens do frigobar são por conta dos hóspedes que participam do evento.

Lista de Coletivos Educadores convidados:

Minas Gerais - Reservatório (pólo Três Marias), sub-bacia Jequitaí-Pacuí (pólo Pirapora), sub-bacia Verde Grande (pólo Montes Claros), sub-bacia Velhas (RMBH), sub-bacia Alto Paraopeba (pólo Conselheiro Lafaiete), Nascentes (pólos Bambuí, Divinópolis, Dores de Indaiá e Sete Lagoas).

Bahia - sub-bacia Verde e Jacaré (pólo Irecê)

Bahia/Sergipe/Alagoas - reservatório de Xíngó (Paulo Afonso/Xingó)

Foz - Foz (pólo Propriá e Penedo)

Maceió/Foz - Foz (território baixo São Francisco)

Sergipe - reservatário de Xingó (pólo Poço Redondo)

Pernambuco - sub-bacias Pajeú e Moxotó (pólo Serra Talhada), sub-bacias Moxotó e Ipanema (Custódia e Sertânia)

Lista de Salas Verdes convidadas:

Minas Gerais - Três Marias, Jequitaí-Pacuí, Verde Grande, Velhas, Alto Paraopeba, Paracatu e Nascentes

Bahia - Paulo Afonso

Alagoas - Delmiro Gouveia e Arapiraca*

Sergipe - Propriá

Pernambuco - Serra Talhada

* Exceção – está no município onde estão sendo implementados projetos do PR-SF e do Projeto Água Doce

Nenhum comentário: