sexta-feira, 7 de março de 2008

Programa Velho Chico Vivo é instituído na Bahia

O Programa Velho Chico Vivo, instituído pela Semarh/BA por meio da Portaria nº14 de 29/01/08, visa articular, integrar e implementar intervenções públicas nas ações relacionadas a proteção e a recuperação de matas ciliares, nascentes, mananciais e áreas de recarga, nas bacias dos rios estaduais e afluentes do Rio São Francisco.

O Programa assegura a realização de projetos socioeconômicos, de educação ambiental e de geração de renda, a fim de valorizar as populações locais e o potencial ambiental da região e abrange ainda as sub-bacias dos rios Carinhanha, Corrente, Grande, Paramirim, Santo Onofre, Caraíba de Dentro, Verde Grande, Jacaré e Salitre. A região do Sub-médio São Francisco e as margens direita e esquerda do Lago do Sobradinho também serão contempladas..

A idéia é também de articular e integrar as ações do Velho Chico Vivo com políticas de habitação, reforma urbana, produção agropecuária e de manufaturas, além de reforma agrária e de apoio à economia popular e solidária.

O comitê gestor do programa será formado por dois representantes da sociedade civil organizada, indicados pelo Fórum Permanente de Defesa do Rio São Francisco, e por membros da Semarh, da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH/Semarh), da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb/Semarh) e do Centro de Recursos Ambientais (CRA/Semarh).

Nenhum comentário: