quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ICMBio terá nova base no litoral de Alagoas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de ganhar um terreno no litoral de Alagoas para a instalação de uma base avançada multifuncional que será compartilhada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) e a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. A doação foi feita pelo proprietário de uma pousada na região onde ficam a APA e uma base do Projeto Peixe-Boi, administrada pelo CMA.
O terreno, de um hectare, foi doado pela Pousada Borapirá. No local, considerado estratégico para a conservação do peixe-boi marinho e a gestão da APA, o ICMBio pretende construir centro de visitantes, complexo de escritórios e alojamento. A futura base possibilitará atividades de manejo, pesquisa e educação ambiental com peixe-boi e manguezais, apoio à fiscalização da APA, ações integradas entre as unidades do Instituto, órgãos ambientais locais, ONGs e parceiros do mercado de turismo e, mais, o desenvolvimento do ecoturismo de base comunitária.
Para Paulo Corrêa Júnior, chefe da APA Costa dos Corais, a estrutura permitirá velocidade e qualidade nos atendimentos de emergências ambientais, já que ficará exatamente no centro da unidade de conservação, e fortalecerá a parceria com a Base Avançada do CMA em Porto de Pedras. “A APA Costa dos Corais tem entre seus objetivos manter a integridade do hábitat e preservar a população do peixe-boi marinho, e a base do CMA em Porto de Pedras é a experiência de maior sucesso na reintrodução dessa espécie. Juntos, vamos fazer a nossa parte”, salienta Paulo.
Outro aspecto que merece destaque, segundo o chefe da APA, é o modelo de base multifuncional, que permite o uso também por instituições das esferas municipais e estaduais, o que facilitará o trâmite administrativo e o relacionamento interinstitucional. “Assim, as ações deverão ser realizadas mais rapidamente”, prevê Corrêa.
Já Carla Marques, analista ambiental e coordenadora substituta do CMA, disse que a nova base deve melhorar as condições estruturais para monitoramento e atendimento dos animais mantidos em semi-cativeiro, no Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, e daqueles já soltos em ambiente natural.  

Fonte: http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3516-icmbio-ganha-terreno-no-litoral-de-alagoas.html. Acesso em 22/11/2012

Nenhum comentário: