quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Margens do Rio São Francisco em Malhada, uma vergonha para a cidade

Margens do Rio São Francisco em Malhada, uma vergonha para a cidade
 Texto:

Fala – se muito veementemente via meios de comunicação, a respeito da presença do lixo na cidade de Carinhanha, principalmente no Balneário Pontal, principal ponto turístico da cidade,  localizado entre o rio Carinhanha e o rio São Francisco, esgotos a céu aberto em algumas ruas e assim por diante. Será que esta realidade é vista somente em Carinhanha?

No último domingo, 28 de outubro, a reportagem do site Médio São Francisco Notícias fez um percurso a margem do Rio São Francisco em Malhada, no sudoeste da Bahia, deparando assim com um descaso público, uma triste realidade, tristeza esta ocasionada pela má atitude de pessoas irresponsáveis que, assim, fizeram da beira do Rio São Fracisco, principal ponto turístico da cidade, um verdadeiro depósito de lixo. 

Além de vidros, papéis, plásticos, garrafas, fezes de animais e outros objetos, a reportagem deparou, também, com muitos fogos que foram utilizados no local durante as reuniões das campanhas políticas na sede e observou a presença de muitos animais no local.

Vale ressaltar que, o cais é usado como banheiro para muitos visitantes, principalmente durante as festas tradicionais da cidade, as pessoas que por alí circulam não suportam o odor de urina, sem contar que existem alguns esgoto sendo despejado em direção ao rio.
 
Nas imediações da Praça Nova, a beira do rio está tomada de mato, o que dificulta a visão do rio por parte das pessoas que por alí circulam.
 
 O Rio São Francisco é o ponto de referência da cidade, as pessoas quando visitam Malhada, uma das primeiras coisas que lembram é se direcionarem à beira do Rio para contemplar a beleza exuberante, mas ao invés de contemplar somente a beleza, acabam deparando com uma falta de respeito por parte de alguns moradores para com o Velho Chico, moradores estes, que esquecem que tal atitude é prejudicial tanto a si mesmo quanto para a geração futura, uma vez que o lixo jogado no local está contaminando e matando aos poucos o rio.
“Sabemos das prioridades que uma administração tem para dedicar constantemente no decorrer dos quatro anos, mas se tem uma coisa que, também, não pode deixar de ser vista dentro das prioridades do governo municipal de Malhada: cuidado com a beira do Rio São Francisco, uma vez que além de dar vida ao Rio, dará também mais vida à cidade e uma visita mais prazerosa aos visitantes.” Ressaltou um morador malhadense.

Segundo informações do candidato a prefeito eleito, Dr.Gimmy (PT), uma de suas prioridades no decorrer do seu mandato é acabar com o lixão localizado em umas das entradas da cidade, na vicinal Malhada/Canabrava, mas pelo que estamos vendo, vai sobrar mais um problema pra ele resolver e, em vez de um lixão, vai ter que acabar com dois, já que existe também um lixão à margem do Rio São Francisco e que o gestor atual já está vencendo seu mandato e o problema ainda não foi solucionado.

De quem é a culpa?
Alunos e professores das escolas municipais já se mobilizaram em prol deste assunto, inclusive alguns meses atrás sairam às margens do Rio, juntamente com representantes da Bahia Mineração, recolhendo o lixo reciclável, porém em pleno século XXI ainda existem pessoas dotadas de tamanha ignorancia que não temem fazer o mal à natureza, prejudicando, assim, um tesouro tão valioso que traz a fonte da vida (àgua) aos moradores ribeirinhos.

Na oportunidade, pedimos mais uma vez aos moradores de Malhada e região: vamos entrar nesta luta e preservar o nosso rio e a nossa cidade, lixo é jogado no lixo e não no rio. Quem ama cuida, se você ama, ele pede socorro, cuida dele.

Portanto, esta é a realidade atual da margem do Rio São Francisco em Malhada. Confira as fotos e tire as suas próprias conclusões.

Mais fotos: http://mediosaofrancisco.com/2012/10/29/margens-do-rio-sao-francisco-em-malhada-uma-vergonha-para-a-cidade/#!prettyPhoto

Fonte: www.mediosaofrancisco.com
 

Nenhum comentário: