quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CRAD/UNB ganha prédio próprio


Prédio homenage a professora Jeanine Fagg, falecida em 2009.
Foi inaugurada hoje pela manhã, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, a sede do Centro de Referência em Áreas Degradadas – CRAD/UNB. O Prédio foi projetado pela equipe da própria universidade e custou R$ 1,2 milhão. Sua área é de 1.326 m2.

O CRAD/UNB é parte de um grupo de quatro outros centros implementados na Bacia do São Francisco, com o objetivo de desenvolver atividades de conservação de sementes e produção de mudas; de desenvolvimento e implantação de modelos de recuperação de área degradada; de treinamento e capacitação; de mobilização e sensibilização da comunidade sobre a recuperação da vegetação e conservação da biodiversidade; de estruturação de banco de dados; de monitoramento de áreas demonstrativas e de articulação com redes de sementes que atuam em sua área de abrangência.

Sousa: "CRAD é simbolo dos novos tempos da ciência"
Os CRADs são frutos de um ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, a Codevasf e algumas universidades federais com atuação na bacia do São Francisco. Além do CRAD/UNB já foram implantados centros em Arcos (MG), Paracatu (MG), em Arapiraca, em Petrolina (PE). Estão previstos ainda unidades em Janaúba (MG), Serra Talhada (PE) e Barreiras (BA).

Durante a solenidade, o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, saldou a iniciativa, ressaltando que o CRAD é fruto de uma mudança de paradigma científico, na qual estruturas multidisciplinares avançam para substituir o velho modelo de pensamento único das antigas instituições. “E reconhece o valor da natureza com fundamental para a preservação da vida”, disse.

wilson: "É hora de recuperar as área degradadas no passado"
O Secretário de Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Pedro Wilson, presente à inauguração, lembrou que o CRAD é uma contribuição das universidades e da Codevasf para a revitalização dos 20 milhões de hectares de áreas degradadas do Brasil. “Daqui sairão inúmeras contribuições para que essas áreas possam ser recuperadas e nelas serem desenvolvidos inúmeros projetos de uso sustentáveis”, disse.

Veja fotos da construção do CRAD/UNB, aqui
Para a biografia da professora Jeanine, leia artigo aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima notícia e bela homenagem à Professora Jeanine!
Lembrando que, para além da Bacia do São Francisco, o PPA 2012-2015 prevê a implementação de CRADs em todas as regiões do Brasil.
Apesar de ainda não contar com prédio próprio, o Crad do Cerrado Baiano, coordenado pela UFBA - Campus Barreiras, está bastante atuante.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=547754858575283&set=a.547754828575286.142545.459777947372975&type=1&theater

Abraços fraternos,
Fernando Tatagiba