sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Governo da Bahia alerta sobre contaminação do São Francisco

O governo da Bahia lançou um alerta para a população que vive próximo às margens do rio São Francisco para que não consuma a água ou os peixes do rio. O alerta foi dado depois dos casos de diarréia decorrentes do consumo de água do rio São Francisco, com indícios de contaminação, registrados na região de Bom Jesus da Lapa.

O Cordec (Coordenação de Defesa Civil) informou que foi notificado pela prefeitura de Bom Jesus da Lapa sobre a ocorrência de alteração do odor e da coloração da água do São Francisco, mortandade de peixes e registro de casos de diarréia na região do rio das Rãs e no município de Serra do Ramalho.

A recomendação da Cordec é que a população da área afetada evite o contato direto com a água contaminada. Também recomendaram a interrupção do consumo de pescados do São Francisco e os afluentes afetados. Os técnicos da Cordec informam que a fervura da água não elimina as principais toxinas e que, em caso de contaminação, um médico deve ser consultado imediatamente.

O governo informou que técnicos da Cordec mantiveram contato com a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, já que as alterações de cor do São Francisco foram constatadas a partir de seu encontro com o afluente rio das Velhas, com indicativos de concentração em níveis elevados de cianobactérias, também conhecidas como algas azuis.

De acordo com técnicos, tais bactérias encontraram nas águas do São Francisco ambiente propício para reprodução devido ao contato com agentes poluentes despejados na bacia do rio, que possui grande concentração de nutrientes, especialmente fósforo. A falta de chuva, a baixa profundidade das águas e as altas temperaturas da região agravam o problema.

O rio São Francisco banha 23 municípios baianos que concentram uma população de 822 mil habitantes.
(Fonte: Folha Online)

Postada em http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?t=1470

Nenhum comentário: