quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Bahia alerta para contaminação do rio São Francisco*



O governo da Bahia enviou um alerta à população, na noite desta sexta-feira, sobre a contaminação do rio São Francisco. A recomendação é para se evitar o consumo e o contato com a água, assim como não consumir os pescados do rio e de seus mais de dez afluentes.

No sábado, os secretários de Saúde, Jorge Solla, e de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Valmir Assunção, se reúnem com a diretora do Centro de Recursos Ambientais, Beth Wagner, para discutir as providências que deverão ser adotadas para garantir a saúde e proporcionar total assistência à população local.

O "velho Chico", como é conhecido pela população ribeirinha, pode estar contaminado por cianobactérias, fenômeno conhecido como algas azuis. A suspeita vem da cor da água e do cheiro forte que está na região, além da mortandade de peixes.

De acordo com técnicos, estas bactérias encontraram nas águas do São Francisco ambiente propício para reprodução, devido ao contato com agentes poluentes despejados por fábricas. Os poluentes possuem grande concentração de nutrientes, especialmente fósforo.

"A falta de chuva, a baixa profundidade das águas e as altas temperaturas da região agravaram o problema", disse o secretário de desenvolvimento social, Valmir Assunção, informando ainda que esse quadro dificulta a diluição dos nutrientes, além de reduzir a vazão que faz aumentar a concentração em pontos localizados.

A Coordenação de Defesa foi chamada ao local pela prefeitura de Bom Jesus da Lapa e já registra suspeita de contaminações da população local. A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais também foi convocada, já que para os técnicos o foco da poluição deve estar no afluente rio das Velhas.

O rio São Francisco, com 2,8 mil km, banha 23 municípios baianos que concentram uma população de 822 mil habitantes, com uma área de aproximadamente 641.000 km quadrados. O "velho Chico" nasce no Estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra, e desemboca no oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas.

Um comentário:

Albina disse...

Muito bom esse trabalho, sou Professor de matemática, estou trabalhando com meus alunos a proteção do meio ambiente e nele incluidoo rio São Francisco. parabéns a todos que defende o meio amiente.