sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Revitalização do São Francisco é meta de ações ambientais

14/09/2007

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) continuará participando de ações de revitalização da Bacia do Rio São Francisco. O trabalho será feito em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e irá abranger 34 municípios localizados na bacia do Velho Chico.

O Projeto de Revitalização e Manejo Integrado de Sub-bacias Hidrográficas tem investimento de mais de R$ 1,6 milhão, já está na fase de ajuste final e deverá chegar ao campo ainda este mês. O projeto prevê três vertentes de atuação: recompor a vegetação, por meio da proteção de áreas de mata ciliar e nascentes; controlar os processos erosivos com obras para conservar o solo e a água e levar educação ambiental às populações das comunidades que vivem na bacia. Os municípios que serão beneficiados estão ao longo de toda a extensão do São Francisco, desde sua nascente, no alto da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, até a fronteira com o estado da Bahia. São eles: Araçuaí, Augusto de Lima, Bambuí, Bocaiúva, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Buenópolis, Campo Azul, Capitólio, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Corinto, Datas, Funilândia, Guaraciama, Inimutaba, Itabirito, Japonvar, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Lassance, Luislândia, Martinho Campos, Medeiros, Mirabela, Miravânia, Morro da Garça, Ouro Preto, Patis, Pirapora, Piumhi, Ponto Chique, Varzelândia e Verdelândia.

Resultados positivos

Enquanto aguarda o início das atividades em parceria com a Semad, a Emater-MG comemora os resultados de outro trabalho com o mesmo objetivo, realizado em 17 municípios da bacia do São Francisco, no Norte de Minas. Trata-se do Projeto de Manejo Integrado de Sub-bacias Hidrográficas Selecionadas na Bacia do São Francisco, em parceria com a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Ele foi finalizado em março deste ano e trouxe alento para as populações rurais e urbanas dos municípios beneficiados, muitos deles castigados pela escassez da água. Glaucilândia, que fica na regional da Emater-MG de Montes Claros, no Norte de Minas, é exemplo de como o encerramento das obras desse projeto já começa a abrir uma outra perspectiva de vida para os habitantes rurais e urbanos da cidade. O projeto permitiu a recuperação das nascentes do rio das Pedras, afluente do São Francisco que corta o município e a construção de barraginhas, terraços e poços tubulares, ganhando a simpatia dos habitantes locais.

Jordelina Ferreira e Aparecido de Oliveira, agricultores familiares, estão cheios de esperança com a construção de dez terraços em sua propriedade. Como cultivam hortaliças, estão apostando nos resultados positivos das obras, quando chegarem as chuvas e o solo ficar mais úmido para o plantio. "Antes só obtínhamos água nos poços artesianos, pois os rios estavam secando. Agora estamos plantando árvores e cercando as nascentes e isso nos deixa feliz", relatam.

Os terraços são sulcos ou valas construídas em terrenos de maior declive, com o objetivo de evitar o escoamento superficial de água no solo. Eles favorecem a infiltração e a realimentação do lençol freático, promovendo a conservação do solo e da água.

Quem também está colhendo os frutos do trabalho da Emater-MG, Codevasf, IEF e prefeitura de Glaucilândia é o pequeno produtor rural Fabrício Silva. Ele relata que não tinha mais de onde tirar água para molhar a horta e matar a sede dos animais que cria. A situação mudou com a construção de uma barraginha em sua propriedade. A água já está sendo utilizada no cultivo de hortaliças. Agradecido ele elogia a iniciativa. "A Emater-MG tem sido fundamental para os produtores, pois sempre disponibiliza seus técnicos para auxiliar com eventos, que discutem a questão ambiental. Sem água não podemos produzir nada e provocamos desemprego. Isso está mudando. Hoje produzo mais e ganho com isso", testemunha.

Para o coordenador do Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco pela Emater-MG, Aloísio Nery, as ações para recuperar o Velho Chico estão provando para a população que é possível, melhorar o ambiente em que a comunidade vive. Segundo ele, pequenas dificuldades enfrentadas no início do projeto, nos 17 municípios do Norte mineiro, junto à população foram superadas. "Os resultados têm sido tão positivos, que constatamos um aumento de demanda por mais ações neste sentido", revela.

Novas parcerias Lideradas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e pela Semad, está em curso uma negociação com a Codevasf para outro projeto que irá atender mais 90 municípios da Bacia do Rio São Francisco. De acordo o coordenador da Emater-MG, Aloísio Nery, serão desenvolvidas ações para conter processo erosivos e melhorar a qualidade e quantidade de água da bacia. A execução ficará a cargo da Emater-MG, IEF e Fundação Rural Mineira (Ruralminas). Os projetos prevêem a aplicação de mais de R$ 22 milhões até 2010 de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: Guia DB

Nenhum comentário: