sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Municípios recebem alerta máximo contra riscos de queimadas

14/09/2007

Os municípios de Barreiras, Formosa do Rio Preto, Correntina, Bom Jesus da Lapa, Piatã e Ibotirama, na região Oeste do Estado, estão em alerta máximo quanto ao risco de queimadas, principalmente na zona rural. As informações são do Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH).


De acordo com o Cemba, os baixos índices de umidade relativa do ar, entre 20 e 30%, e as temperaturas elevadas, em torno dos 35ºC, contribuem para a ocorrência de focos de queimadas nessas regiões, por deixam a vegetação seca e mais suscetível a uma combustão. O que serve como alerta aos agricultores que costumam atear fogo em áreas para o replantio e renovação de pasto. órgão informou ainda que a incidência de focos de incêndio deve aumentar nas regiões Oeste, São Francisco e Norte da Bahia.

A previsão é de tempo parcialmente nublado a claro. No São Francisco, a temperatura mínima é de 12°C e máxima de 33°C. Na região Oeste, a temperatura chega à mínima é de 16°C e máxima de 35°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As faixas centro-oeste das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste do Estado também estão vulneráveis, devido a uma intensa massa de ar quente e seco. A previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas isoladas. Temperatura mínima de 14°C e máxima de 29°C.

Fonte: A Tarde

Nenhum comentário: