sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Desassoreamento começa hoje

13/09/2007


Começam hoje em Pirapora, a 347 quilômetros de Belo Horizonte, no Norte de Minas, os serviços de limpeza de um trecho do Rio São Francisco, com o uso de uma máquina escavadeira. A medida visa a conter o processo de assoreamento, que está dificultando a captação de água para o abastecimento da cidade, de 52,7 mil habitantes, além de prejudicar o turismo. Pela primeira vez, será feita uma intervenção dentro do leito do rio na região.

Os trabalhos vão se estender por um período de 60 a 90 dias, sob supervisão técnica da prefeitura, que encaminhou o projeto de licença ambiental à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Ao longo dos anos, o São Francisco vem sofrendo com o assoreamento, que reduz o nível da água e dificulta a navegação. O problema é uma conseqüência do desmatamento e da retirada das matas ciliares. A falta da cobertura facilita a erosão, com a enxurrada carregando a areia e outros sedimentos para dentro do leito. Há também a queda dos barrancos. Em muitos pontos, devido à degradação, o rio ficou muito raso - com até meio metro de profundidade.

De acordo com o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Pirapora, Helder Freire Cardoso, com as chuvas de janeiro e fevereiro deste ano, houve o acúmulo de grande volume de areia e material argiloso no ponto onde é feita a captação de água para o abastecimento da cidade, próximo à Ponte Marechal Hermes e às duchas. "O problema teria se agravado devido à degradação ambiental provocada por garimpos em afluentes do Rio São Francisco, principalmente no município de Abaeté (na Região Central do estado), o que foi constatado numa grande operação da Feam no ano passado", lembra.

ILHAS DE AREIA

Cardoso diz que o volume de areia acumulada próximo à área de captação de água é tão elevado que foram formadas verdadeiras "ilhas", prejudicando o abastecimento da cidade, que necessita da captação de 200 litros de água por segundo. "Por isso é tão importante o trabalho do desassoreamento", acrescenta.

Segundo dados da Prefeitura de Pirapora, o trecho a ser desassoreado tem cerca de 60 mil metros quadrados, o equivalente a seis campos de futebol. Deverão ser retirados do local cerca de 80 mil metros cúbicos de areia, quantidade suficiente para encher o Estádio do Maracanã, (RJ), até uma altura de 10 metros, segundo estimativa da administração municipal. "A obra é de extrema importância para o município, pois é de lá que sai a água que abastece a maior parte da nossa população e o assoreamento está dificultando a captação, além de prejudicar o turismo na cidade", afirma o prefeito de Pirapora, Warmilon Fonseca Braga (DEM). Ele diz que, se não fosse a parceria com duas empresas, o município teria que desembolsar cerca de R$ 400 mil para os serviços.

O desassoreamento será feito a partir de parceria firmada entre a administração e a Case Implementos Agrícolas e a Votorantim Metais. A primeira forneceu a máquina escavadeira CX220, que pesa 22 toneladas, além do treinamento de pessoal, enquanto a segunda vai liberar os recursos financeiros para o pagamento das despesas (com pessoal, combustíveis e deslocamento), no valor de R$ 50 mil.

Fonte: O Estado de Minas

Um comentário:

Anônimo disse...

Este tipo de problema já estava previsto em acontecer, já havia alertas e estudos prevendo o assoreamento, e as autoridade e a própria população não deu atenção.
Então que este acontecimento sirva de exemplo para que atitudes sejam tomadas, tanto na educação ambiental com as populações sobre estes problemas como aos governantes que teimam em fazer a transposição do São Francisco e não enxergam os verdadeiros problemas a serem atacados.
Abraço.
Márcio E. Canela Filho estudante de Gestão Ambiental Belo Horizonte MG