segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AGRICULTRA FAMILIAR E PUBLICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS

O Ministério do Meio Ambiente, por intermédio do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, convida sua instituição / organização para participar do evento: “Seminário de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, de 28 a 30 de novembro de 2012, em Brasília/DF.

Programação:
Dia
28/11 às 18h30 - abertura do evento e lançamento do livro "Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar", com 25 experiências selecionadas, provenientes de todo o país. Local:SCEN, Trecho 2, Auditório do IBAMA - Sede (na via L4 Norte).

Dias 29/11 das 08h30 as 18h00 e 30/11 das 08h30 as 12h00  - realização do seminário que visa apresentar as principais experiências selecionadas, refletindo sobre diretrizes da Educação Ambiental junto à Agricultura Familiar, em diálogo com o Programa de Regularização Ambiental (PRA/MMA), a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e a Política Nacional de Juventude Rural (em formulação).
Local: SEPN 505, Lote 2, Bloco B, Edifício Marie Prendi Cruz - Auditório do MMA (próximo a via W3 Norte).

O Seminário será aberto, com entrada franca, no dia 28 de novembro, às 18h30, no auditório do Ibama-Sede, em Brasília, logo após o primeiro dia da plenária 108 do CONAMA, quando será feito o lançamento do livro das Boas Práticas. As pessoas interessadas em participar do Seminário (dias 29 e 30/11) poderão solicitar a inscrição pelo e-mail peaaf@mma.gov.br, enviando as seguintes informações: 

Nome:
Contatos telefônicos:
E-mail:
Cidade onde reside:
FORMAÇÃO:
( ) Fundamental. ( ) Médio. ( ) Graduação. Qual(is)?
( ) Pós-Graduação. Qual(is)?

Representa alguma instituição? Se sim, qual?
Ocupação atual (pode marcar mais de uma opção):
(  )Professor; (  ) Pesquisador; (  ) Gestor Público; (  ) Agente de ATER; (  ) Estudante;
(  ) Agricultor; (  ) Educador Ambiental; (  ) Outros: ___________

Participou de alguma das experiências selecionadas por meio da Chamada Pública "Seleção de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar"? Se sim, qual?
Possui experiência na área de Educação ambiental e/ou Agricultura Familiar? Detalhar.


ATENÇÃO: Devido a limitação de espaço físico e ao grande número de convidados já inscritos, não podemos assegurar vaga a todos(as) os interessados.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO


PRIMEIRO DIA - 28/11/12
14:00h – 16:00h: CREDENCIAMENTO E MONTAGEM DE PAINÉIS
16:15h – 18:00h: EXPOSIÇÃO DE PAINÉIS DAS EXPERIÊNCIAS DE BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AGRICULTURA FAMILIAR
18:30h – 20:30h:: ABERTURA E LANÇAMENTO DO LIVRO COM ENTREGA DE CERTIFICADOS
 

SEGUNDO DIA - 29/11/12

08:30h – 10:15h: APRESENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AGRICULTURA FAMILIAR - REFERÊNCIA DOS BIOMAS
10:30h-12:00h: TRABALHOS EM GRUPO – TROCA DE EXPERIÊNCIAS
14:00h – 16:00h: MESA REDONDA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DAS PROPRIEDADES RURAIS E POLÍTICA NACIONAL DE JUVENTUDE RURAL
16:15h – 18:00h: TRABALHOSEMGRUPO: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
PARA AREGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DAS PROPRIEDADES RURAIS E PARA A POLÍTICA NACIONAL DE JUVENTUDE RURAL

TERCEIRO DIA - 30/11/12
08:30h – 10:15h: APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS GRUPOS E DEBATE
10:30h-12:00h: PLENÁRIO DE FECHAMENTO E ENCERRAMENTO

Neste SEMINÁRIO haverá a exposição de experiências de Boas Práticas de Educação Ambiental na Agricultura Familiar, demonstrando os diferentes aspectos e abordagens existentes neste tipo de ação. Por meio de painéis e grupos de trabalho pretende-se compartilhar conhecimentos, gerar aprendizagem e propor diretrizes de Educação Ambiental para a Regularização Ambiental das Propriedades Rurais e refletir sobre a contribuição da Educação Ambiental para a Política Nacional de Juventude Rural, em formulação. 

Após a exposição das experiências, mesa redonda e as discussões em grupo, haverá no final uma conclusão dos trabalhos realizada em plenária.

PARCERIA: ICMBio, IBAMA, SEDR/MMA, MDA, SNJ.
CONVIDADOS:
Expositores das 25 experiências selecionadas para apublicação;
representantes do MMA e suas vinculadas, SEMAS, CIEAs, membros do GT PEAAF,
representantes de órgãos governamentais federais (MEC, MDA, INCRA, MAPA,
FUNASA, Secretaria Nacionalde Juventude, MDS, Casa Civil, MinC, MCTI, Universidade, Institutos Federais), representantes de Conselhos (CONAMA, CNRH, CGEN, CONAFLOR, CONJUVE, CONSEA, CONDRAF, CNPCT), representantes de movimentos sociais do campo (Sindicais, Trabalhadores(as) Rurais, Camponeses, Quilombolas, Extrativistas, Mulheres Camponesas, etc), movimentos de juventude,
Agentes de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) e REAF (Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul).

PÚBLICO:100 pessoas
DATA
: 28, 29 e 30 de novembro de 2012.
LOCAL
: Brasília/DF
 
 
 

Nenhum comentário: