sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ITEP promove o IV Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos


Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) vai sediar, de 29 a 31 deste mês, o IV Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco e I Workshop Internacional Sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade, a serem realizados pelo Grupo de Pesquisa de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Sergeo) da UFPE. O evento vai acontecer no auditório Pelópidas Silveira, sob a coordenação da professora Josiclêda Domiciano Galvíncio, do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade. A programação completa está no site do Itep.

O workshop terá os seguintes eixos temáticos: Desastres naturais e eventos extremos; Geotecnologias e aplicação nos recursos naturais; Modelagem climática e perspectivas futuras; Monitoramento ambiental; Variabilidade e mudanças climáticas; Transformações espaciais e seus impactos no clima e recursos hídricos; e Vulnerabilidade e mitigação.

O evento vai proporcionar discussões sobre os efeitos das mudanças climáticas nos recursos naturais, destacando os recursos hídricos e a biodiversidade do estado de Pernambuco, e contará com a participação de pesquisadores, tecnólogos, professores e estudantes de todo o Brasil. Terá o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), da Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da Diretoria Técnica/Unidade de Geoinformação.

Mais informações:

Profª Josiclêda Galvíncio - Laboratório de Geoprocessamento e Grupo de Pesquisa em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento/Sergeo

Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH/Departamento de Ciências Geográficas – DCG - 6° andar - Sala 609

Fone: (81) 2126.7375


fonte:  http://www2.sectma.pe.gov.br/web/sectec

Nenhum comentário: