sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Rede Digital atenderá Comunidades Tradicionais e Indígenas da Bacia

Comunidade quilombola em Conselheiro Lafaiete (MG)


O projeto Rede Digital de Comunidades Tradicionais e Indígenas da Bacia do São Francisco foi desenhado pela equipe do programa de Revitalização com a equipe da Diretoria de Educação Ambiental do MMA, e teve colaboração de consultores da Rede Povos da Floresta. É um projeto de implementação do componente 2.1 (educação ambiental) do Programa de Revitalização, para os anos de 2007 e 2008. A idéia é criar uma rede de estruturas educadoras, dotadas de instrumentos de comunicação inclusivos, no âmbito de comunidades tradicionais e indígenas, em cada pólo regional. Estas estruturas deverão conter telecentros, nos núcleos comunitários, e também salas verdes e rádio-escolas verdes em centros de articulação e formação regionais.

Esta ação deverá estar inserida e fortalecer a articulção e atuação de COLMEAS, Coletivos Educadores e Redes, especialmente à Rede de Comunidades Tradicionais e Indígenas da bacia, em formação.

O projeto será implementado com base em uma parceria estabelecida entre o MMA, o Ministério das Comunicações (programa GESAC), e a Rede Povos da Floresta (por meio da Associação de Cultura e Meio Ambiente, do Rio de Janeiro. Prevê atividades de diagnóstico, instalações de estruturas e oficinas de formação inicial, em 2007, nos seguintes pólos regionais: Petrolina (PE), Paulo Afonso (BA), Bom Jesus da Lapa (BA) e Montes Claros (MG), além de constituição de núcleos comunitários em Glória, Jeremoabo, Euclides da Cunha, Serra do Ramalho (BA), Barra Grande (SE) e Igaci (AL). Para 2008, estão inicialmente propostos, centros e núcleos comunitárioe em Conselheiro Lafaiete, Januária (MG), Barra, Juazeiro, Ibotirama (BA) e Propriá (SE).

Nenhum comentário: